Projetos


O projeto Qualitas de educação tecnológica consiste em duas propostas: A Robótica Educacional e o CEAR.

Projeto 1 – Robótica Educacional

Este projeto utiliza a Robótica como metodologia potencializadora para a aprendizagem significativa. As montagens propostas visam dar significado concreto aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

O projeto é dividido em três fases: a primeira fase está ligada diretamente a construção do protótipo (robô), na qual promove o interesse do aluno pelo conhecimento, pois sua prática é estritamente lúdica. Neste momento os alunos trabalharão em grupos de até cinco alunos, onde teremos divisão de tarefas (construtor, organizador, programador, redator e líder), a cada aula essas funções deverão ser trocadas, para que os alunos possam experimentar todas as possibilidades; em seguida, como segunda fase da proposta, cada grupo deverá investigar e relatar suas experiências e descobertas no processo de construção do protótipo, nesta fase será disponibilizado um Ambiente Virtual de Aprendizagem para inserção das solicitações e uma melhor interação. No AVA todos os alunos receberão um login e uma senha. Nesta plataforma os discentes terão um espaço onde poderão postar suas experiências e descobertas, sendo que os professores poderão observar todos os registros de seus alunos; na terceira e última fase, em sala de aula, o (a) professor (a) poderá retomar a qualquer momento as experiências desenvolvidas nas duas outras fases e de fato instigar a construção do conhecimento significativo.

O conteúdo para a construção de cada projeto será solicitado à escola e a Qualitas Tecnologia da Informação e Comunicação se responsabilizará em criar as montagens adequadas para a construção do conhecimento através da Robótica Educacional.

Projeto 2 –  CEAR Centro de Estudos Avançados de Robótica

O CEAR – Centro de Estudos Avançados de Robótica – tem como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio os conceitos científicos da Mecatrônica. Além do trabalho técnico, desejamos com o CEAR potencializar efetivamente as competências e habilidades em nosso alunos, habilitando-os a resolver problemas e atuar no mundo de forma cidadã, por esse motivo, baseamos nossa proposta nos eixos cognitivos cobrados pelo ENEM: Domínio da Linguagem, Compreensão de Fenômenos, o Entendimento de Situações Problemas, a Construção Argumentativa e a Elaboração de propostas Ética.
A equipe formada pelos alunos do CEAR conta com salas equipadas, professores treinados e ainda podem participar de competições educativas, como OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica, CBR – Campeonato Brasileiro de Robótica, MNR Mostra Nacional de Robótica, FLL – FIRST LEGO League e RCR – FIRST Robotics Competition | FIRST..
Essa prática, além de proporcionar aprendizagens mais significativas dos conteúdos apresentados em sala de aula, ainda cria condições para desenvolver as habilidades cognitivas ao construir as montagens (robôs), utilizando engrenagens, polias, roldanas, vigas e alavancas.